Sem Luzes De Natal
Mais um episodio da saga da hidroeletrica.
Recapitulando os ultimos capitulos: Tinha trocado o eixo e os rolamentos, mas o parafuso que fixa a roda pelton no eixo precisava de um furo no eixo e eu estava sem minhas brocas.
Encontrei mninhas brocas e aproveitei o feriado de Natal pra finalizar a instalação e quem sabe usar a energia extra para piscas-piscas!
Alguns escorregões descendo a trilha e mãos a obra.
Felizmente não precisei desmontar tudo pois a roda pelton tinha um furo adicional - acredito que exatamente pra essa situação - e usei ele para fazer o furo do parafuso. E primeiro problema: minhas brocas mal arranharam o eixo.
Ai tentei usar só a pressão do parafuso pra fixar e testar se aguentava. Segundo problema: o parafuso ficava escapando do furo ja na segunda volta, devo ter danificado ele na remoção.
Depois de muita frustração descobri que o parafuso dos antigos rolamentos tinha o mesmo tamanho desse e consegui utilizar ele pra fixar a roda pelton, ficou até melhor, ja que usei um parafuso com a ponta conica que foi feito exatamente pra essa função.
Tudo fixo no lugar, hora de testar.
Cano solta, tomo um banho de agua fria, encaixo o cano novamente no lugar e começa a vazar aguá por todo lado, mais de oito pontos de vazamento na conexao, sem pressão suficiente pra gerar a roda.
Cansado, molhado e frustrado e a cereja do bolo: começou a chover.
Enfim, não foi dessa vez, sem luzes de Natal esse ano e teremos mais episodeos dessa saga.
